Perfeita para as calçadas, o resedá é uma arvoreta que não possui raízes agressivas, além de ter um belo florescimento. Suas folhas são elípticas, com bordas onduladas. O tronco é muito belo, liso, de tons claros, marmorizado. Seu porte chega a 6 metros de altura. As inflorescências, formadas ainda no inverno, contém inúmeras flores crespas de coloração rosa, branca, roxa…
Coração-de-negro, de nome científico Albizia lebbeck, uma árvore ornamental, nativa da Ásia Tropical e de rápido crescimento. A albízia, como também é chamada, possui a habilidade para fixar nitrogênio e melhorar a estrutura do solo, especialmente em áreas degradadas. É uma árvore ornamental, ideal para arborização urbana, tanto de ruas como de praças. Ela possui folhas bipinadas e caducas, e flores…
O Barbatimão, também conhecida como Barbatimão-verdadeiro, barba-de-timan, casca-da-mocidade ou ubatima, é uma planta medicinal, muito usada para ajudar a tratar feridas, hemorragias, queimaduras, dores de garganta ou inchaços e hematomas na pele. O Barbatimão pode atingir de 4-5 m de altura, com tronco de 20-30 cm de diâmetro, revestido por casca com ritidoma suberoso, escamoso, por vezes com cristas agudas.
Comum em beira de rios, córregos, várzeas úmidas de formações secundárias mas pode crescer também em terrenos secos e pobres. Boa regeneração natural pela disseminação das sementes por pássaros. Ampla dispersão, ocorrendo desde a restinga até as florestas pluvial e semidecídua de altitude. Seu porte médio e a frutificação ornamental, aliados à rusticidade da planta, fazem com que ela seja…
o Angico é uma árvore exótica também conhecido como Paricá, essa planta é uma das grandes fornecedoras de tanino. Possui propriedades medicinais seu fruto, comprido e semelhante ao couro, possui uma casca amarga, adstringente, alterante, depurativa e hemostática, sendo útil nas leucorreias e gonorreias, agindo, ainda, sobre as fibras do útero.
O algodoeiro-da-praia, algodoeiro-da-índia ou majagua é uma árvore que atinge até 10 metros de altura, da família das malváceas, também conhecida pelos nomes de aguaxima-do-mangue, baru, embira, embira-do-mangue, guaxima-do-mangue, ibaxama, manhoco, quiabo-do-mangue e uacima-da-praia. Originário das ilhas do Pacífico, já está disseminado mundialmente nos trópicos e subtrópicos, sendo até considerado planta daninha em algumas situações. No Brasil é cultivado pela…
Acácia-amarela, cássia-imperial ou chuva-de-outro é a mesma árvore, originária da Ásia, a acácia-amarela (também chamada de cássia-imperial) tem sementes tão perfumadas quanto suas flores — há quem diga que o cheiro lembra o de alcaçuz. De setembro a fevereiro, seus galhos se enchem de cachos amarelos, o que lhe rendeu outro nome popular ainda mais impactante, chuva-de-ouro. Gosta de sol, exige pouca…
A Tataré, é conhecida também como Angico-branco ou Vinhático-de-espinho, é uma espinhenta árvore da família das Fabaceae. A Tataré é nativa do Brasil e pode atingir 12 metros de altura. Esta é uma árvore nativa bastante peculiar e por isso usada com frequência em paisagismo, ela apresenta galhos retorcidos, com muitos espinhos, um tronco esbranquiçado como o pau ferro, e…
Sibipiruna é uma árvore nativa da Mata Atlântica. Uma das espécies que mais produz flores do gênero Caesalpinia, a sibipiruna pode chegar aos 100 anos de idade, para matar de inveja seus primos pau-brasil e pau-ferro, sem falar e um montão de outras árvores menos longevas Assim como suas irmãs, a sibipiruna deve ser cultivada sob sol pleno, em solo…
A sangra d'agua é chamada de urucurana, urucuana, lucurana, licurana, sangue-da-água, sangue-de-drago, capixingui (em Santa Catarina), tapexingui e tapixingui. Visualmente, pode-se dizer, trata-se de uma espécie pequena (fica entre 7 e 14 metros de altura), com um tronco relativamente fino (de 25 a 35 centímetros de diâmetro). Devido ao seu tamanho diminuto, ela é muito aplicada na arborização urbana sem…
De beleza notável, que encanta, é uma árvore que da flores além de ser pioneira e perfeita para decorar calçadas. O nome popular Quaresmeira vem do florescimento no período da quaresma. Os frutos são secos em forma de taça, marrom, deiscente, com aproximadamente 1 cm de diâmetro, que ocorrem de abril a maio e de outubro a novembro. Seu porte…
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.Ok